Disciplina SEMINÁRIO – 5º seminário

10/04/2017 15:09

5º SEMINÁRIO

Presença obrigatória para alunos matriculados na disciplina. Convidam-se os demais interessados.

Ministrante:  Dr. RICARDO FERREIRA AFFELDT

Departamento de Química/UFSC

Título: "A Síntese Orgânica na Compreensão de Fenômenos Moleculares Físicos e Químicos"

Data: 12/04/2017 – quarta-feira

Local: Auditório do Departamento de Química – CCFM

Obs.: Seminário Obrigatório/PPGQ (para alunos matriculados)

Convidam-se os interessados.

Resumo: Este seminário aborda de forma contextualizada os diferentes trabalhos desenvolvidos pelo autor durante a pós-graduação envolvendo síntese orgânica de moléculas com potencial atividade biológica e a interação entre grupos de pesquisa de diferentes áreas. Mais especificamente, serão tratadas das metodologias desenvolvidas para a obtenção de moléculas fluorescentes e sua posterior caracterização físico-química e a síntese de análogos de biomoléculas quirais contendo calcogênio e sua caracterização por técnicas de ressonância magnética nuclear. A busca pelo entendimento de processos físicos e químicos que ocorrem na natureza, como por exemplo, os fenômenos de interação da luz com moléculas orgânicas e os mecanismos de catálise enzimática em biotransformações, levaram ao desenvolvimento de uma linha de pesquisa que é atualmente realizada no Laboratório de Catálise e Fenômenos Interfaciais (LACFI-UFSC). Serão mostrados e discutidos os trabalhos em desenvolvimento e as perspectivas envolvendo, dentre outros, a catálise heterogênea aplicada à síntese de análogos de fármacos e suas reações de fotooxidação e a decomposição de ésteres de fosfato em cavidades de sistemas supramoleculares do tipo host-guest.