Mulheres e instituto da UFSC recebem homenagem na Assembleia Legislativa de SC

31/10/2023 14:23

Mulheres cientistas de diferentes áreas do conhecimento e o Instituto de Estudos de Gênero da UFSC receberam uma homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina na noite desta segunda-feira, 30 de outubro. Pelo menos 22 mulheres da instituição foram reconhecidas por “seu trabalho, presença, representatividade e legado na produção científica”, como destacou a proposição da deputada estadual Luciane Carminatti, aprovada por unanimidade, e que resultou na sessão.

A vice-reitora da UFSC, Joana Célia dos Passos, uma das homenageadas, representou a reitoria. Já a professora do departamento de Antropologia, Alexandra Eliza Vieira Alencar, foi a responsável por representar as 69 mulheres reconhecidas pelo seu papel na ciência com uma fala na qual lembrou os processos de invisibilidade pelo qual as cientistas costumam passar, mas também celebrou suas contribuições para uma sociedade viva, saudável, justa e igualitária.

As deputadas Vanessa da Rosa e Luciane Carminatti, a proponente da homenagem, também discursaram. “Estamos celebrando toda a excelência feminina e seu legado nas mais diversas áreas”, disse Carminatti. Ela lembrou, ainda, o quanto é importante valorizar esses diferentes saberes representados pelas mulheres em suas atuações. “A ciência nunca é só ciência como uma coisa isolada. Ela precisa ter função social. É dessa ciência que precisamos”, afirmou. Já Vanessa pontuou como é justo homenagear mulheres cientistas após um período de “truculência e negacionismo”.

A secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em Santa Catarina, Maria Elisa Máximo, também homenageada e professora da UFSC, lembrou, em seu discurso, o quanto ensinar e produzir ciência tem sido desafiador tendo em conta o negacionismo científico e as diferentes violências políticas sofridas por professoras. “Essas violências políticas têm partido, muitas e muitas vezes, de dentro de casas legislativas, por agentes públicos que, sem afeição pelo confronto sadio de ideias e perspectivas políticas, preferem a sanha antidemocrática e persecutória, empenhada na eliminação de todo e qualquer pensamento contra-hegemônico”, disse.

Maria Elisa citou temas como a diversidade de gênero, a promoção da igualdade étnico-racial, a crise climática e outras intersecções no campo abrangente dos direitos humanos como assuntos que geram discursos de ódio, que se dirigem às  formas de pensar e a “corpos que encarnam – nas salas de aula e demais espaços acadêmicos – os diversos saberes”.

Professoras da UFSC estavam presentes, entre elas a secretária regional da SBPC, Maria Elisa Máximo (ao microfone) e a vice-reitora Joana Célia dos Passos (direita)

Apesar disso, segundo a professora, a universidade vem sendo palco de avanços. Ela destacou duas ações implementadas pela UFSC como modelos que representam esses espaços de esperança: a abertura de um concurso público para docente indígena, no departamento de Antropologia e a aprovação pela UNESCO do projeto da Cátedra Antonieta de Barros: educação para a igualdade racial e combate ao racismo. “Há muito do trabalho de vocês nessas conquistas”, salientou.

O governador Jorginho Mello também participou da homenagem e citou o nome das mulheres que integram cargos de liderança no seu governo. “Mulher não é só na área da ciência e da saúde. As mulheres são as grandes incentivadoras de tudo”.

À Rádio da Assembleia Legislativa, a deputada Luciane Carminatti reforçou a importância da noite de reconhecimento às mulheres e instituições. “Raramente a gente se reporta à imagem de uma mulher quando fala de ciência. O que nós queremos hoje é dizer que além da SBPC- Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e do Instituto de Estudos de Gênero, nós temos 69 mulheres das mais diferentes áreas que estão em diferentes regiões produzindo ciência”.

Entidade da UFSC homenageada na Sessão Solene

Instituto de Estudos de Gênero (IEG)

22 Mulheres cientistas da UFSC homenageadas na Sessão Solene

Alexandra Eliza Vieira Alencar (UFSC/Ciências Humanas/Antropologia)